Adequação da sua comunicação verbal e não-verbal de acordo com sua identidade, público que deseja atrair e objetivos profissionais
Marca Pessoal é sobre gestão de percepções. Afinal, tudo em você comunica. A forma como se veste, a maneira como se comporta, com quem se relaciona.
Se tudo transmite percepções e seu valor de mercado está atrelado às impressões que você deixa por onde passa, é fundamental saber ao certo que imagem de marca você deseja transmitir e de que forma quer ser percebido pelo seu mercado-alvo.
Comunicação estratégica através da sua imagem pessoal envolve uma intenção por meio dos sinais que você emite, sejam esses verbal ou não-verbal.
O fato é que tudo em você comunica sua marca e pode agregar ou subtrair valor, de acordo com a importância que você confere a esses elementos e a forma como você os gerencia.
Não é sobre criar um personagem, projetar o que não lhe representa, mas sim alinhar sua imagem à sua essência, ao público-alvo que deseja atrair e seus objetivos.
Para isso, comece refletindo sobre os pontos a seguir:
1️⃣ Linguagem – Como você utiliza as palavras? Sejam essas escritas ou oral. Mais formal ou informal, mas simples ou técnica? Mais pragmática, rebuscada ou criativa?
2️⃣ Tom de Voz – Não é somente o que se diz, mas o tom que você coloca nas suas palavras. Como você deseja comunicar: tom alto ou baixo, mais firme ou cordial, de forma acolhedora, divertida ou assertiva?
3️⃣ Conteúdo – Não é suficiente ter competência, é imprescindível que os outros a percebam. Por isso, é importante compartilha sua expertise, trazendo sua visão, histórias ao longo da sua trajetória e também experiência. Você utiliza suas redes sociais para agregar valor à sua marca pessoal?
4️⃣ Vestimenta – Sua imagem está adequada ao seu cargo/função ou profissão, comunicando seu estilo pessoal de forma aprimorada ?
5️⃣ Gestual e expressões faciais – Estão em harmonia com sua linguagem verbal e validam o que você deseja comunicar ?
6️⃣ Comportamento – A forma como você se relaciona, gere suas emoções e se posiciona frente as questões que considera relevantes também estão adequadas ou precisam ser desenvolvidas ?
Lembrando que não é válido falar tudo sobre você, em especial no ambiente digital. O ponto central aqui é comunicar apenas o que tem alinhamento com sua estratégia de marca e também identidade.
Agora me fala, você faz a gestão das percepções que deixa por onde passa?
A Marca é Você!