BLOG

Comunicação Estratégica de Marca Pessoal

Adequação da sua comunicação verbal e não-verbal de acordo com sua identidade, público que deseja atrair e objetivos profissionais

Marca Pessoal é sobre gestão de percepções. Afinal, tudo em você comunica. A forma como se veste, a maneira como se comporta, com quem se relaciona.

Se tudo transmite percepções e seu valor de mercado está atrelado às impressões que você deixa por onde passa, é fundamental saber ao certo que imagem de marca você deseja transmitir e de que forma quer ser percebido pelo seu mercado-alvo.

Comunicação estratégica através da sua imagem pessoal envolve uma intenção por meio dos sinais que você emite, sejam esses verbal ou não-verbal.

O fato é que tudo em você comunica sua marca e pode agregar ou subtrair valor, de acordo com a importância que você confere a esses elementos e a forma como você os gerencia.

Não é sobre criar um personagem, projetar o que não lhe representa, mas sim alinhar sua imagem à sua essência, ao público-alvo que deseja atrair e seus objetivos.

Para isso, comece refletindo sobre os pontos a seguir:

1️⃣ Linguagem – Como você utiliza as palavras? Sejam essas escritas ou oral. Mais formal ou informal, mas simples ou técnica? Mais pragmática, rebuscada ou criativa?

2️⃣ Tom de Voz – Não é somente o que se diz, mas o tom que você coloca nas suas palavras. Como você deseja comunicar: tom alto ou baixo, mais firme ou cordial, de forma acolhedora, divertida ou assertiva?

3️⃣ Conteúdo – Não é suficiente ter competência, é imprescindível que os outros a percebam. Por isso, é importante compartilha sua expertise, trazendo sua visão, histórias ao longo da sua trajetória e também experiência. Você utiliza suas redes sociais para agregar valor à sua marca pessoal?

4️⃣ Vestimenta – Sua imagem está adequada ao seu cargo/função ou profissão, comunicando seu estilo pessoal de forma aprimorada ?

5️⃣ Gestual e expressões faciais – Estão em harmonia com sua linguagem verbal e validam o que você deseja comunicar ?

6️⃣ Comportamento – A forma como você se relaciona, gere suas emoções e se posiciona frente as questões que considera relevantes também estão adequadas ou precisam ser desenvolvidas ?

Lembrando que não é válido falar tudo sobre você, em especial no ambiente digital. O ponto central aqui é comunicar apenas o que tem alinhamento com sua estratégia de marca e também identidade.

Agora me fala, você faz a gestão das percepções que deixa por onde passa?

A Marca é Você!

COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google