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Como estabelecer um bom posicionamento de Marca Pessoal no mercado

O mercado hipercompetitivo e equalizado apresenta para os profissionais grandes desafios.

Hoje, não é mais suficiente ser competente, é preciso parecer. Portanto, nesse novo contexto, desenvolver um posicionamento de marca pessoal consistente, dentro de um segmento de atuação específico, com uma estratégia clara, é um dos principais pontos de diferenciação mercadológica.

Assim como as empresas, cada vez mais, profissionais autônomos, liberais e empreendedores precisam estabelecer seu posicionamento de marca pessoal e, assim, alavancar sua carreira e negócios.

Para isso, é fundamental compreender que o posicionamento não é algo estático. É dinâmico!

Precisa acompanhar os momentos distintos da sua carreira ou negócio, criando um fluxo, um movimento, capaz de direcionar seus resultados para níveis cada vez mais elevados.

A estratégia de posicionamento, então, pode ser compreendida em 3 fases:

1️⃣ Inicial – quando você ingressa no mercado, consolidando ainda seu conhecimento e expertise. Aqui, estão os profissionais em início de carreira ou aqueles que passaram por uma transição recente.

Nesta fase, é imprescindível trabalhar o posicionamento da sua marca pessoal e criar uma referência no seu segmento, validando metodologias, abordagens, produtos / serviços, com foco em atingir as pessoas mais próximas (conhecidos e indicações).

Produzir conteúdo, fazer ofertas de forma gradual, dando passos consistentes e progressivos para realizar ajustes e chegar ao seu “modelo ideal”, no que tange a imagem de marca projetada e também sua proposição de valor.

Nessa fase, o resultado é uma métrica importante para mensurar o impacto da sua marca pessoal e também a viabilidade da sua entrega.

Para avaliar, é preciso fazer uma pesquisa de percepção de imagem e reputação, como também de mercado, solicitando feedbacks de clientes que passaram por você nesse período;

2️⃣ Alavancagem – Com conhecimento, experiência e resultados efetivos, o profissional já tem um posicionamento consolidado. O foco, agora, passar por elevar seu nome para o próximo nível através de estratégias mais efetivas de comunicação que atinjam um público maior e desconhecido, ou seja, que não faz parte da sua rede de relacionamentos, nem indicações.

É fundamental focar mais na execução que na qualificação, investir no seu posicionamento de marca pessoal nas mídias, fazer co-branding com marcas pessoais/corporativas bem posicionadas e escalar seu produto/serviço;

O formato de conteúdo a partir daqui vai sendo moldado, trazendo mais sobre sua visão de mundo, pessoalidade, com trabalho expressivo de interação, como lives recorrentes, movimentos/discursos com causas bem definidas;

3️⃣ Consolidação – Momento que exige da profissional uma de reavaliação do mercado, inovação na sua entrega e olhares para possibilidades diferentes.

Novos desafios, inovação em métodos, abordagens, negócios, parcerias.

Nesse patamar, se encontram os profissionais referência, que já conquistaram patamares diferenciados no seu mercado e hoje percebem a necessidade de se reinventarem ou ampliar seu posicionamento a partir de novos projetos e empreitadas.

Agora me fala, em que fase você está?

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